Sobre a Saúde Bucal na infância, o caso nos remete à preocupação de Sandra com a suposta língua presa de Sofia e ao estado precário da saúde bucal de Amanda.
Cabe esclarecer que a língua presa (anquiloglossia) é uma anormalidade do desenvolvimento do freio lingual que pode gerar limitações nos movimentos da língua, podendo resultar em problemas de fala, de deglutição, de amamentação e inclusive influenciar a posição dos dentes nos arcos dentários (MELO et al., 2011).
De acordo com Sanches (2011), as disfunções orais podem ser identificadas de forma precoce através de anamnese dirigida, avaliação oral do bebê e observação cuidadosa da mamada.
Em casos de anquiloglossia, a indicação para frenectomia é controversa e está intimamente relacionada à resposta funcional da língua para executar os movimentos de ordenha durante a mamada (BRITO et al., 2008; MELO et al., 2011; SANCHES, 2011). Quando realizada após criteriosa avaliação da função da língua, mostrou-se um facilitador para a amamentação tanto em relação à transferência do leite quanto a problemas do mamilo e patologias da mama (SANCHES, 2011). A frenectomia nos bebês normalmente está indicada quando o freio lingual dificulta a movimentação da língua ou a amamentação (BRITO et al., 2008).
Ainda é apresentada a situação da irmã, Amanda, com alto índice de placa, atividade de cárie, lesões de cárie aguda, inclusive dor de dente. É necessária nesta situação ação urgente da equipe de saúde bucal, no entanto, fica evidente a precária educação em relação à saúde bucal desta família. Além de tratamento restaurador atraumático e fluorterapia, medidas educativas relativas à higiene e à dieta devem ser tomadas. Detalhes são apresentados no tema de Saúde Bucal na infância, bem como uma discussão mais aprofundada sobre o desenvolvimento de atividades educativas dirigidas à saúde bucal infantil.