Sistemas de informação

Joel Levi Ferreira Franco


História da Informação

De onde vem a prática humana de registrar fatos? Por que isso é necessário? Quais as formas já utilizadas para fazer isso? Como a informação pode ser usada? Onde obter a informação necessária para fazer algo? Essas são perguntas que nos fazem pensar... Pois bem, vamos começar a respondê-las.

Os processos de informação começaram na pré-história, com desenhos em cavernas, chamados pictogramas, usados para trocar mensagens, ideias e desejos. O princípio da escrita, porém, ocorre apenas na Mesopotâmia, por volta de 4.000 a.C., com a escrita cuneiforme em placas de argila cozida. Os egípcios criam o papiro e a escrita hieróglifa, formada por desenhos e símbolos.

Avançando na história da escrita, temos os romanos com as letras maiúsculas e, mais adiante, no século VIII, um monge inglês cria as letras minúsculas – nessa época a cópia de livros era tarefa dos monges copistas que produziam verdadeiras obras de arte, porém extremamente demoradas. Johann Gutenberg, em 1455, publicou a primeira Bíblia com seu invento, a imprensa, revolucionando o mundo da informação.

O computador: você imagina sua vida sem ele hoje? Talvez o pensamento que lhe passou à cabeça agora tenha sido: "Eu não gosto dessas máquinas". Mas reflita o que aconteceria na sua conta bancária se houvesse uma pane no sistema bancário e todas as informações relacionadas fossem perdidas. Os computadores foram criados na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, embora outros inventos para efetuar cálculos tenham surgido anteriormente. Essa máquina, tão presente em nosso dia a dia, tem grande importância no tratamento dos dados obtidos nos diversos segmentos da sociedade, proporcionando rapidez, segurança e consistência da informação para que se efetue a gestão em qualquer nível de atuação.
Especialização em Saúde da Família
Copyright 2013|PROVAB UnA-SUS UNIFESP