Educação em saúde
Adriana Germano Marega Machado e Luciana Coutinho Simões Wanderley

Considerações finais

Ao revisitar algumas importantes metodologias educacionais que contribuíram ao longo do tempo para o processo de ensino-aprendizagem, refletimos como os processos educativos baseados nos princípios de uma pedagogia crítica, transformadora e abrangente contribuem para o SUS que queremos (VASCONCELOS et al., 2009).

A ESF tem em seu cenário de atuação espaços privilegiados para a efetivação desses processos por meio da EPS, que busca superar as concepções tradicionais de educação incorporando no cotidiano de suas práticas o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade, a gestão compartilhada dos processos de trabalho e a participação social.

O objetivo é a integralidade como ação resultante da interação dos atores envolvidos, tecendo propostas democráticas, uma vez que a ESF está em constante interação com os processos de viver da comunidade, ou seja, das reais necessidades de saúde das pessoas, projetando dessa forma possibilidades para transformações significativas na qualidade de vida, por ser uma grande ferramenta de transformação, oportunizando a produção de novos acordos coletivos no trabalho e na comunidade, ampliando horizontes para participação social, para a democratização do saber e para a cidadania.

Especialização em Saúde da Família
Copyright 2012|UnA-SUS UNIFESP