Educação em saúde
Adriana Germano Marega Machado e Luciana Coutinho Simões Wanderley

Revisitando o processo ensino-aprendizagem

Quando se ensina, não é necessária apenas uma priorização de conteúdos. Deve-se levar em conta "como ensinar" para se chegar ao resultado final esperado: a transformação da realidade a partir da modificação do comportamento via novos conhecimentos.

Na educação de adultos, principalmente numa educação voltada para o trabalho, procura-se a todo o tempo ressaltar a importância do aprendizado pela descoberta e, portanto, o crescimento do indivíduo como um todo (BORDENAVE, 1994). Ao revisitarmos as diferentes correntes pedagógicas, pretendemos apresentar algumas concepções/abordagens utilizadas nos processos pedagógicos, ressaltando a importância da aprendizagem pela descoberta e a crítica pela simples transferência do conhecimento feita por métodos não reflexivos, superficiais e de baixa retenção de conhecimento. Procuramos de forma resumida esclarecer algumas modalidades de "ensinar-aprender-ensinar", deixando flexível a escolha em função dos objetivos educacionais que se pretende atingir. Confira a seguir.

Especialização em Saúde da Família
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