Guia do Participante

Orientação de estudo

Perfil do participante

De modo geral, os profissionais que buscam a educação a distância são muito ocupados e dispõem de poucas horas semanais para o estudo. São autodirigidos e preferem dedicar-se à aquisição de conhecimentos e habilidades que estejam diretamente relacionados à sua prática profissional.

Em cursos a distância, valorizam-se a autonomia e a flexibilidade de horários para o estudo, assim como as possibilidades de interação com colegas e tutores, na perspectiva da aprendizagem colaborativa.

Administração do tempo

Um dos maiores problemas relatados por alunos e a principal causa de evasão nos cursos é a falta de tempo.

Um curso a distância é baseado na leitura de textos, estudos de casos, resolução de problemas, exercícios, leituras complementares e muita interação em fórum. Ou seja, você terá que organizar o seu tempo para ler mensagens e, eventualmente, responder a algumas delas, além de contribuir com as discussões sobre o tema.

Cuidado! Isso toma mais tempo do que se imagina!

Quanto tempo você gasta para participar dos fóruns?

Atividades Tempo
Conectar-se à internet (ligar o micro, abrir o navegador, acessar o curso, entrar nos fóruns da semana) 5 min.
Ler dez mensagens 20 min.
Escrever e enviar três mensagens 15 a 20 min.
Total 40 a 45 min.

Como vimos anteriormente, o curso foi planejado de modo que seja possível realizar todas as atividades propostas para uma semana de estudo em um período de 10 horas. Porém, se você tiver mais tempo disponível para estudo e se interessar pelo tema da semana, pode aproveitar o material complementar, que não é obrigatório, mas fornece informações adicionais para que você tenha a oportunidade de aprimorar o conhecimento que está construindo.

Dicas de rotina de estudo

Garanta o acesso ao ambiente do curso, no mínimo, três vezes por semana. Sem isso, será difícil acompanhar as discussões! O ideal é acessar todos os dias.

Reserve ao menos 10 horas semanais para estudar, interagir com seu tutor e colegas e cumprir as atividades da unidade.

Se você não tem acesso constante à internet:

  • Imprima o material necessário para estudar mais tarde;
  • Redija as mensagens em um editor de textos, para depois colar no ambiente virtual do curso;
  • Aproveite o tempo que estiver on-line para as atividades de interação, como o fórum, e para ler as mensagens recebidas;
  • Em caso de ausência prolongada, como uma viagem, informe a seu tutor antecipadamente e esteja ciente do regulamento do curso quanto a faltas e pendências;
  • Veja as datas de compromissos (como encontros presenciais e avaliações). Anote essas datas em sua agenda e reserve um tempo para preparar o que for necessário.

Se quiser fazer algum comentário nos fóruns ou enviar uma mensagem a seu tutor, faça-o no momento em que a ideia surge – não aguarde por um momento mais apropriado, pois isso pode não acontecer. No entanto, se tiver uma dúvida sobre os conteúdos, faça uma breve pesquisa nos materiais do curso ou mesmo na internet antes de escrever, para que sua questão possa ser mais bem elaborada.

Leia e responda às mensagens do seu curso todos os dias. Isso evita o acúmulo e permite que você acompanhe as discussões propostas no fórum.

Comunicação

Em cursos a distância, tão importante quanto o material (textos, vídeos, imagens etc.) disponível para estudo é a interação com os tutores e demais colegas. Essa interação geralmente ocorre pela troca de mensagens ou por meio das discussões em fóruns.

Para que as mensagens realmente possam contribuir para o aprendizado, é necessário seguir algumas regras:

  • Ser objetivo: mensagens muito longas correm o risco de não serem lidas;
  • Manter o tom de respeito e ser politicamente correto: procurar não usar gírias ou palavras que denotem qualquer forma de discriminação – cultural, racial ou religiosa;
  • Não escrever em letras maiúsculas: quando elas são usadas em mensagens, significa que o remetente está gritando;
  • Evitar enviar mensagens desnecessárias. Por exemplo, mensagens contendo comentários tais como "Concordo com você" ou "Obrigado pela ajuda" não devem ser postadas no fórum, e sim enviadas por meio de mensagem particular;
  • Não utilizar formatação: pode parecer difícil, mas é a única garantia que temos de que a sua mensagem irá chegar íntegra e legível a todos;
  • Responder às mensagens dirigidas a você.

O uso de emoticons em mensagens eletrônicas é muito frequente. Eles ajudam a expressar as emoções em textos escritos. Os mais usados são:

:-) alegria, bom humor
:-( tristeza, desapontamento
:-@ braveza
[ ]'s abraços

Um último e importante lembrete:

Apenas as mensagens de interesse geral, que contribuam com o debate, devem ser enviadas aos fóruns.

Possíveis dificuldades

Muitas dificuldades técnicas ou pedagógicas podem surgir durante o percurso. As mais frequentes são:

  • Não cumprimento de prazos de entrega de atividades;
  • Não saber exatamente o que precisa ser feito;
  • Dúvidas sobre os conteúdos;
  • Falta de domínio das ferramentas do ambiente;
  • Arquivos que não abrem;
  • Conexão lenta à internet, entre tantas outras.

Nesses casos, seu tutor é a pessoa que poderá mais prontamente auxiliá-lo.


Especialização em Saúde da Família
Copyright 2012|UnA-SUS UNIFESP