Guia do Participante

Conteúdos de ensino e estrutura do curso

O curso está organizado por unidades de conteúdo e unidades de casos complexos, intercaladas entre si de modo a propiciar a relação e a reflexão entre o tema e a prática do profissional.

As unidades foram reunidas em disciplinas, conforme quadro abaixo, de acordo com os temas abordados, permitindo o registro de notas por blocos temáticos para a composição do histórico escolar.

Disciplina Unidades
Temas político gestores 1, 2, 4, 5, 6, 9, 20, 21
Temas psicossociais, de violência e bioética 11, 13, 17, 23, 24, 26, 28 e 30
Casos complexos 3, 7, 8, 10, 12, 14, 16, 19, 22, 25, 27, 29, 31 e 32
Metodologia científica 15 e 18

Unidades de conteúdo

Composto por 16 unidades organizadas nos seguintes temas:

  • Processo saúde-doença
  • Reorganização dos sistemas de saúde
  • Políticas públicas de saúde
  • Participação social
  • A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS
  • Educação em saúde
  • Famílias em situação de vulnerabilidade ou risco psicossocial
  • Vínculo, acolhimento e abordagem psicossocial: a prática da integralidade
  • Habilidades de comunicação: abordagem centrada na pessoa
  • Gestão de prática clínica
    • Práticas de saúde bucal
    • Prática clínica na Estratégia Saúde da Família: organização e registro
    • Prática clínica do enfermeiro
  • Vigilância em saúde
  • Sistemas de informação
  • Gestão de serviços de saúde
  • Bioética
  • Violência na prática diária em Saúde da Família
  • Aspectos legais da violência sexual e doméstica

Cada unidade de conteúdo foi planejada para 10 horas de estudo dos participantes no período de uma semana e possui a seguinte estrutura:

  • Objetivos educacionais
  • Referencial teórico
  • Fóruns de discussão
  • Atividades
  • Material complementar – estudo opcional

Unidades de casos complexos

Conjunto de 14 unidades para a apresentação de casos complexos que, além da demanda clínica, trazem a problemática relacionada às seguintes questões específicas da rotina de trabalho dos profissionais da Estratégia Saúde da Família:

  • Questões psicossociais, como: violência, baixa adesão, baixo poder aquisitivo, falta de instrução dos pacientes;
  • Princípios da Atenção Primária à Saúde relacionados à realidade do caso;
  • Abordagem multiprofissional e interdisciplinar (como o trabalho em equipe, por exemplo);
  • Abordagem familiar e comunitária, como educação e vigilância em saúde;
  • Tecnologias em atendimento integral (como abordagem centrada na pessoa e instrumentos de abordagem em saúde mental).

Cada caso complexo envolve o conhecimento de várias especialidades, trabalhando com áreas de concentração específicas (saúde da mulher, do adulto, da criança, do idoso, mental, coletiva), relacionadas à principal queixa/demanda do paciente. Os casos preveem a dedicação de 20 horas do participante, aproximadamente 10 horas por semana, com realização de atividades e discussão de temas propostos em fórum. Os casos complexos são compostos pelos seguintes elementos:

  • Descrição do caso
  • Temas
  • Contextualização
  • Fundamentação teórica
  • Fórum de discussão
  • Material complementar – estudo opcional

Unidades de metodologia científica
Trata-se de duas unidades, com 10 horas cada, para a apresentação da relevância da pesquisa científica para a formação profissional da equipe de saúde e metodologia de elaboração do TCC no curso (Metodologia Científica; Aquisição de Informação Científica na Área da Saúde; Critérios para Leitura Científica). Com a realização dessas unidades, será iniciado o processo de orientação para elaboração do TCC. As unidades são compostas por:

  • Referencial teórico
  • Fórum para esclarecer dúvidas
  • Atividade para envio
  • Material complementar – estudo opcional

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Em um curso a distância, não há aquela velha e conhecida sala de aula, com carteiras, lousa, giz, apagador... Os participantes não estão sentados lado a lado, e em geral não se conhecem pessoalmente. Também não é preciso que estejam todos no mesmo ritmo de trabalho, ou realizando uma tarefa ao mesmo tempo. Então, como é possível estudar?
Nossa sala de aula on-line é aqui chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o ambiente onde estamos se chama Moodle.

    O Moodle é um sistema de gerenciamento da aprendizagem (LMS – Learning Management System) que oferece atividades (exigem ação do participante, como responder, discutir etc.) ou recursos (materiais para consulta e estudo) organizados a partir do plano de ensino do curso.
    Mais informações: www.moodle.org

O curso utiliza o ambiente Moodle e pode ser acessado por meio de um endereço na internet controlado por senha. Dessa forma, apenas as pessoas cadastradas, ou seja, os participantes, tutores e as equipes técnica e pedagógica podem visualizar as atividades de aprendizagem.

Tutoria

O tutor, junto com você, é peça-chave no processo de aprendizagem durante todo o curso. Ele mediará todos os processos de comunicação e aprendizagem, participando com você nos fóruns de cada unidade, no fórum de interação do grupo e por meio de mensagens individuais em situações específicas. Os tutores também conduzirão as atividades nos encontros presenciais do curso.

Seu tutor é um profissional graduado em Enfermagem, Medicina ou Odontologia, com pós-graduação em Saúde da Família, Saúde Coletiva ou Saúde Pública. Além disso, tem experiência em assistência e educação em saúde.

Cada tutor é responsável, em média, por um grupo multiprofissional de 40 participantes (enfermeiros, médicos e odontólogos).

Encontros presenciais

Ao longo do curso serão realizados seis encontros presenciais obrigatórios, com o objetivo de dar sequência e garantir o aprofundamento conceitual e prático dos conteúdos desenvolvidos a distância, além da realização de avaliação e orientação a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os encontros presenciais ocorrerão aos sábados nos municípios de Marília, São José do Rio Preto e São Paulo (distribuição realizada de acordo com a origem de cada participante – alterações não são possíveis), em locais a serem informados previamente no ambiente do curso. O último encontro presencial será realizado em dois dias: sábado (apresentação de TCC) e domingo (avaliação presencial).

Acompanhe com atenção o calendário do curso.

Trabalho de conclusão de curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser elaborado ao longo do curso e apresentado presencialmente no último encontro presencial.

Os participantes serão orientados na preparação do TCC nas unidades de Metodologia Científica. A orientação de cada participante na elaboração de seu TCC será realizada por um professor orientador designado pela coordenação do curso.

A elaboração do TCC e sua apresentação presencial são obrigatórias para a aprovação dos participantes do curso.

Cabe ressaltar que para alcançar aprovação no TCC é necessário participar de todo o processo de orientação e contemplar os critérios de avaliação descritos a seguir:

Trabalho escrito

  • Relevância do tema do TCC para a ESF
  • Resumo
  • Objetivos
  • Metodologia – revisão da literatura
  • Resultados
  • Discussão e conclusão
  • Referências
  • Processo de desenvolvimento do TCC*

* A elaboração do TCC deverá ser acompanhada pelo orientador em todas as etapas de desenvolvimento do trabalho.

Apresentação oral

  • Forma do pôster
  • Respeito ao tempo
  • Clareza
  • Segurança
  • Resposta da pergunta
Especialização em Saúde da Família
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