Conteúdos de ensino e estrutura do curso
O curso está organizado por unidades de conteúdo e unidades de casos complexos, intercaladas entre si de modo a propiciar a relação e a reflexão entre o tema e a prática do profissional.
As unidades foram reunidas em disciplinas, conforme quadro abaixo, de acordo com os temas abordados, permitindo o registro de notas por blocos temáticos para a composição do histórico escolar.
Disciplina | Unidades |
Temas político gestores | 1, 2, 4, 5, 6, 9, 20, 21 |
Temas psicossociais, de violência e bioética | 11, 13, 17, 23, 24, 26, 28 e 30 |
Casos complexos | 3, 7, 8, 10, 12, 14, 16, 19, 22, 25, 27, 29, 31 e 32 |
Metodologia científica | 15 e 18 |
Unidades de conteúdo
Composto por 16 unidades organizadas nos seguintes temas:
Cada unidade de conteúdo foi planejada para 10 horas de estudo dos participantes no período de uma semana e possui a seguinte estrutura:
Unidades de casos complexos
Conjunto de 14 unidades para a apresentação de casos complexos que, além da demanda clínica, trazem a problemática relacionada às seguintes questões específicas da rotina de trabalho dos profissionais da Estratégia Saúde da Família:
Cada caso complexo envolve o conhecimento de várias especialidades, trabalhando com áreas de concentração específicas (saúde da mulher, do adulto, da criança, do idoso, mental, coletiva), relacionadas à principal queixa/demanda do paciente. Os casos preveem a dedicação de 20 horas do participante, aproximadamente 10 horas por semana, com realização de atividades e discussão de temas propostos em fórum. Os casos complexos são compostos pelos seguintes elementos:
Unidades de metodologia científica
Trata-se de duas unidades, com 10 horas cada, para a apresentação da relevância da pesquisa científica para a formação profissional da equipe de saúde e metodologia de elaboração do TCC no curso (Metodologia Científica; Aquisição de Informação Científica na Área da Saúde; Critérios para Leitura Científica). Com a realização dessas unidades, será iniciado o processo de orientação para elaboração do TCC. As unidades são compostas por:
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Em um curso a distância, não há aquela velha e conhecida sala de aula, com carteiras, lousa, giz, apagador... Os participantes não estão sentados lado a lado, e em geral não se conhecem pessoalmente. Também não é preciso que estejam todos no mesmo ritmo de trabalho, ou realizando uma tarefa ao mesmo tempo. Então, como é possível estudar?
Nossa sala de aula on-line é aqui chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o ambiente onde estamos se chama Moodle.
O Moodle é um sistema de gerenciamento da aprendizagem (LMS – Learning Management System) que oferece atividades (exigem ação do participante, como responder, discutir etc.) ou recursos (materiais para consulta e estudo) organizados a partir do plano de ensino do curso.
Mais informações: www.moodle.org
O curso utiliza o ambiente Moodle e pode ser acessado por meio de um endereço na internet controlado por senha. Dessa forma, apenas as pessoas cadastradas, ou seja, os participantes, tutores e as equipes técnica e pedagógica podem visualizar as atividades de aprendizagem.
O tutor, junto com você, é peça-chave no processo de aprendizagem durante todo o curso. Ele mediará todos os processos de comunicação e aprendizagem, participando com você nos fóruns de cada unidade, no fórum de interação do grupo e por meio de mensagens individuais em situações específicas. Os tutores também conduzirão as atividades nos encontros presenciais do curso.
Seu tutor é um profissional graduado em Enfermagem, Medicina ou Odontologia, com pós-graduação em Saúde da Família, Saúde Coletiva ou Saúde Pública. Além disso, tem experiência em assistência e educação em saúde.
Cada tutor é responsável, em média, por um grupo multiprofissional de 40 participantes (enfermeiros, médicos e odontólogos).
Ao longo do curso serão realizados seis encontros presenciais obrigatórios, com o objetivo de dar sequência e garantir o aprofundamento conceitual e prático dos conteúdos desenvolvidos a distância, além da realização de avaliação e orientação a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os encontros presenciais ocorrerão aos sábados nos municípios de Marília, São José do Rio Preto e São Paulo (distribuição realizada de acordo com a origem de cada participante – alterações não são possíveis), em locais a serem informados previamente no ambiente do curso. O último encontro presencial será realizado em dois dias: sábado (apresentação de TCC) e domingo (avaliação presencial).
Acompanhe com atenção o calendário do curso.
Trabalho de conclusão de curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser elaborado ao longo do curso e apresentado presencialmente no último encontro presencial.
Os participantes serão orientados na preparação do TCC nas unidades de Metodologia Científica. A orientação de cada participante na elaboração de seu TCC será realizada por um professor orientador designado pela coordenação do curso.
A elaboração do TCC e sua apresentação presencial são obrigatórias para a aprovação dos participantes do curso.
Cabe ressaltar que para alcançar aprovação no TCC é necessário participar de todo o processo de orientação e contemplar os critérios de avaliação descritos a seguir:
Trabalho escrito
* A elaboração do TCC deverá ser acompanhada pelo orientador em todas as etapas de desenvolvimento do trabalho.
Apresentação oral