Cachoeira da Serra

Município de Cachoeira da Serra

Fundação: 03 de setembro de 1955 (55 anos)
Gentílico: Cachoeirense
Unidade Federativa: São Paulo
Localização: Estado de São Paulo
Serra da Mantiqueira
92Km da Capital

Características geográficas

Área: 1.593,1 km2
População: 81.200 habitantes
Densidade: 51 hab/km2
Altitude: 1.100 metros acima do nível do mar.
Clima: tropical de altitude Cwb
Fuso horário: UTC-3


Cachoeira da Serra é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na região da Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1.100 metros. Sua população recenseada em 2010 é de 81.200 habitantes (IBGE).
A cidade tem em seu centro a região de maior densidade demográfica. Em Cachoeira da Serra, uma malha informal de urbanização, com bairros nascidos de crescimento desordenado ocupando as regiões de encostas, propicia a vulnerabilidade de grande parte de sua população a catástrofes naturais, agravadas pela presença de dois rios que cortam o centro da cidade. O município sofreu com três grandes enchentes nos últimos cinco anos, resultando em muitos desabrigados, além de mortes por soterramento e afogamento.

Clima

Cachoeira da Serra costuma apresentar clima ameno no verão e frio no inverno.



Economia

O município apresenta poucas alternativas econômicas. O ano de 1970 foi marcado por um grande esvaziamento econômico, devido o fechamento da Companhia Têxtil. Desde então o setor moveleiro vem expandindo-se, consolidando-se como a principal atividade econômica da cidade.


Destaca-se ainda a produção em média escala de verduras e hortaliças, flores e café. O comércio informal é fonte de renda de muitas famílias, ficando atrás apenas da mão de obra do setor moveleiro, das atividades agrícolas e do comércio de artigos têxteis.


Cachoeira da Serra tem considerável parte de suas receitas financiadas pelo Fundo de Participação dos Municípios.

Política

Desde sua emancipação política, dada em 1955, a gestão pública de Cachoeira da Serra reveza-se entre duas famílias, proprietárias de grande parte das terras da região, da indústria têxtil (fechada por denúncias de má gestão e crimes ambientais) e de indústrias do setor moveleiro. A história política da cidade é marcada por denúncias de corrupção, gestão fraudulenta e nepotismo. Os gestores defendem somente interesses pessoais e familiares.

Representações Sociais

A única organização não governamental (ONG) de Cachoeira da Serra, chamada Projeto Cidadania, denuncia abusos e realiza ações de cidadania em todos os distritos da cidade. Suas denúncias, porém, não alcançam grande repercussão, visto que a promotoria da cidade é muito pouco atuante.

Justiça e Segurança

Os equipamentos de justiça e segurança do município limitam-se a 1 fórum, 3 cartórios, 2 delegacias de Polícia Militar e 1 delegacia de polícia civil. Não há delegacias da mulher e da criança e tampouco órgãos de defesa do consumidor.

Turismo

O conjunto de cachoeiras é o principal e praticamente único atrativo turístico do município, limitando este lazer apenas ao verão.
A Igreja São Miguel (em estilo novo, em formato redondo) também é muito procurada.

 

Cultura e Lazer

O município conta com apenas 1 biblioteca municipal, 1 sala de cinema, 7 videolocadoras (todas localizadas no centro da cidade), 1 centro de eventos na praça principal, além de 1 centro esportivo e praças com pouca infraestrutura. O Estádio do Cachoeirense F.C. recebe atrações musicais esporadicamente, além dos jogos do clube de futebol.

Transportes

Cachoeira da Serra conta com uma pequena malha de transportes. Três empresas de transporte coletivo urbano administram 20 linhas de ônibus. Há também o transporte coletivo intermunicipal, feito por outras sete empresas. A cidade está às margens da Rodovia Fernão Dias (BR-381).
O terminal de embarque está localizado no centro da cidade. As linhas intermunicipais são diárias e as interestaduais são semanais.

Educação

O município conta com 43 unidade de educação pré-escolar, sendo 21 municipais, 4 estaduais e 18 privadas. O ensino fundamento conta com 56 escolas – 22 municipais, 18 estaduais e 16 privadas. Já as escolas de ensino médio somam 10 unidades: 7 estaduais e 3 privadas.
Cachoeira da Serra ainda não conta com instituições de ensino superior ou ensino técnico profissionalizante.

Geopolítica

Cachoeira da Serra é município do estado de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira, à 92 quilômetros da capital do estado. Com 81.200 habitantes (IBGE, 2010), a cidade se divide em três distritos:


Distrito 1 - Centro

O Centro de Cachoeira da Serra abriga as construções mais antigas da cidade, como a sede da prefeitura, a Santa Casa – além do conhecido estádio do Cachoeirense Futebol Clube. O Centro dividi-se em 4 bairros: Vila Industrial, Pedra Azul, Vitória e Paraíso.

Diversas classes sociais habitam o Bairro Vila Industrial, região que sediava uma antiga sede da indústria moveleira – atualmente apenas fábricas clandestinas de móveis funcionam no bairro.

O Bairro Pedra Azul abriga uma grande favela de mesmo nome. De acordo com dados do SIAB, apenas 30% das casas da favela dispõem de sistemas de esgoto e 50% têm acesso à água tratada. A coleta de lixo atende a 80% das casas. A grande concentração de moradias, construídas em encostas e margens dos rios, representa risco à população do local. A associação de moradores é controlada por uma facção criminosa, associada ao tráfico de entorpecentes.
A população de Pedra Azul é majoritariamente de classe baixa, e as famílias residem em casas próprias, alugadas ou ainda em regiões ilegais (via invasões, onde existe maior risco de desabamentos).
Pelo Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), a comunidade é dividida em site microáreas, com 1216 famílias cadastradas e 4098 pessoas assistidas – dividas nas seguintes faixas etárias:

 

  • 54,8% da população está compreendida entre as idades de 20 e 59 anos;
  • Os idosos representam 8,8% da população;
  • 18,8% da área adscrita são adolescentes.
  • Apenas 1,3% refere-se a menores de 1 ano.

O Bairro Vitória abriga o estádio de futebol da cidade. Na época de sua construção, os trabalhadores contratados para as obras, sem opções de moradia, instalaram-se com as famílias próximo ao estádio. Vitória conta com sistema de iluminação pública bastante precário, e é conhecido por ser ponto de distribuição de drogas.

As classes alta e média-alta de Cachoeira da Serra residem no Bairro Paraíso, que conta com total cobertura de saneamento básico e água tratada. No verão costuma apresentar focos de dengue em bromélias. Existe grande oferta de serviços domésticos no bairro.

Distrito 2 – Ilha das Flores

O distrito de Ilha das Flores localiza-se a 8 km do centro de Cachoeira da Serra. Os piores indicadores de saúde encontram-se nesta região. Os últimos levantamentos apontam o índice de mortalidade infantil alcançando 37 óbitos/1000 nascidos vivos (bastante superior à média do município, que é de 19 /1000).

O saneamento básico chega a apenas 14% das moradias, e o distrito abriga o lixão da cidade – com altos índices de contaminação do solo por solventes químicos.

A única escola pública de Ilha das Flores apresenta enorme evasão. Não há creches no distrito. Uma área do distrito foi recentemente invadida pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). A associação de moradores foi criada recentemente.

Distrito 3 – Vila Santo Antônio

A zona rural de Cachoeira da Serra localiza-se na Vila Santo Antônio. O distrito, na divisa ao município de Ouro Velho, abriga uma penitenciária – conhecida na região pelos casos de fuga, violência e consumo de crack.
A principal fonte de renda da vila é a agricultura familiar, que ainda enfrenta problemas de uso indiscriminado de defensivos agrícolas. Um pequeno comércio de bares e armazéns atente à comunidade. O distrito não conta com infraestrutura básica sanitária. A associação de bairro foi desativada por ausência de participação.



Especialização em Saúde da Família
Copyright 2011|UnA-SUS UNIFESP