Com o vínculo estabelecido, a equipe convoca uma reunião com representantes do CAPS, do hospital, do NASF e da UBS Ilha das Flores, para pensarem juntos como seria o melhor Projeto Terapêutico Singular.
Segundo a equipe da Ilha das Flores, Josefa guarda uma grande mágoa de Moacir. Conforme apurado, ela se afastou dele após o passado de relacionamento abusivo e violento, sendo que muitas vezes o alcoolismo resultava em sumiços. Para ela, no entanto, a gota d´agua foi quando descobriu, na maternidade, que Joaquim havia nascido com Sífilis. O menino teve que tomar muitos medicamentos e tem deficiência auditiva como sequela definitiva da doença, pela qual Josefa não perdoa Moacir. Entendem, no entanto, que é uma mulher boa, com moral religiosa muito marcada e que pode apoiar uma proposta estruturada.
Além disso, trazem a informação de que Moacir pertence a uma família que culturalmente bebe muito. Seu pai e seus tios homens também tinham ou ainda tem problemas com álcool. Alguns até conseguem manter uma vida relativamente normal, mas tal como o pai, Moacir perde o controle e tem um comportamento violento associado ao vício. D. Matilda, sua mãe, o defende sempre. Diz que é um bom menino e que a bebida o atrapalha. Segundo ela, os irmãos não querem saber de Moacir porque ele virou mendigo, só anda com vagabundos e passou sífilis para o filho. São machistas e conservadores, mas tem um respeito muito grande pela mãe. Ela demonstra cansaço e entende que só Deus pode julgar. Apesar de querer conviver novamente com Moacir, prefere não submeter os outros filhos ao sofrimento causado por ele.
A Assistente Social do NASF traz a perspectiva de construção de um plano de resgate social e de apoio a essa família. Para isso, há um programa na ONG do bairro que oferta cursos e oficinas de capacitação que podem ajudar Moacir a se ocupar e se revitalizar para um trabalho. E, caso houvesse necessidade, para não tensionar ainda mais a família, ele poderia ser inscrito em um programa de distribuição de renda. Isso permitiria que ele se reorganizasse com mais calma...
Decidem que para melhor planejarem o projeto, seria benéfica a construção do ECOMAPA e GENOGRAMA