APRESENTAÇÃO DO CURSO - CEASF

Curso:

1º Curso de Especialização em Apoio à Saúde da Família (CEASF)

Coordenador:

Prof. Juarez Pereira Furtado

juarezpfurtado@hotmail.com

Apresentação do Curso

O curso pretende responder à necessidade de qualificação dos profissionais do NASF e promoção de novas práticas e, modos de promover a saúde, cuidado e reabilitação, no contexto de uma rede de saúde.

Público-alvo

Profissionais de Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Atenção Básica à Saúde (NAABS) e profissionais de outros serviços que provêm apoio matricial na Atenção Básica como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) pertencentes aos municípios parceiros nesta iniciativa: Mauá, Guarulhos, Santos, São Bernardo do Campo e Sorocaba.

Objetivo Geral do Curso

Apoiar a implementação dos núcleos de Apoio/NASFs, em consonância com as estratégias e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

Carga horária do curso

390 horas.

Duração do curso

Março de 2015 a Março de 2016.

Horário das aulas

EAD – Flexibilidade de Horário de acordo com a disponibilidade do participante.

Orientações para inscrição

A seleção dos alunos foi realizada pelos gestores da Atenção Básica dos cinco municípios parceiros nesta iniciativa (Mauá, Guarulhos, Santos, São Bernardo do Campo e Sorocaba).

Parcerias

Secretaria Municipal dos Municípios de Mauá, Guarulhos, Santos, São Bernardo do Campo e Sorocaba.

Proposta Pedagógica

Baseada numa pedagogia ativa, na qual o estudante é um agente na construção do conhecimento, em interação com outros sujeitos, e com apoio permanente, que busca facilitar o processo de reflexão e construção de novas atitudes e práticas.
A proposta pedagógica ativa é baseada no construtivismo e busca uma permanente interação teórico–prática, ou seja, parte da prática para a reflexão e desta para uma prática revisada, embasada não só na teoria, mas também na experiência diferenciada dos demais profissionais e tutores, promovendo-se assim um processo de qualificação e reestruturação do trabalho e da prática clínica. Nesta proposta, os representantes dos municípios são co-autores do curso, participando das etapas de planejamento, implantação e avaliação do processo de construção do conhecimento e implementação de novas práticas em saúde.

Políticas de Saúde

UNIDADE 1 - Ambientação ao Moodle e Introdução ao Projeto de Intervenção
Orientação sobre os recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Experimentação de duas ferramentas: Fórum de Discussão, Chat e construção do Perfil do participante. Início do Projeto de Intervenção (PI).
UNIDADE 2 - Políticas Públicas de Saúde
Organização da saúde e previdência social nos diferentes períodos históricos. Apresentação e problematização dos SUS e correlações de forças presentes no âmbito da assistência a saúde no Brasil. Características dos diferentes Modelos Assistenciais. Diretrizes e princípios da Atenção Básica à Saúde e da Estratégia Saúde da Família
UNIDADE 3 - Vigilância em Saúde
Compreensão sobre a concepção ampliada da Vigilância em Saúde. Sistemas de Informação de Saúde e uso dos dados para diagnóstico da situação de saúde no território. Território e responsabilidade sanitária.

Cuidados Colaborativos, Tecnologias e Desafios do Matriciamento

UNIDADE 4 - Cuidados Colaborativos e Tecnologias do Matriciamento
Apresentação e discussão dos conceitos de Equipe de Referência e Apoio matricial, interdisciplinaridade, a proposta da Cogestão, Projeto Terapêutico Singular, Clínica Ampliada.  Desafios da Prática de Apoio / NASF.
UNIDADE 5 - Problemas e Intervenções desafiadoras no Matriciamento: O Apoio em ação
Aprofundamento do estudo das tecnologias de apoio matricial, por meio da seleção de casos clínicos e gerenciais,  e de problemas enfrentados no cotidiano das equipes, de modo a contemplar um olhar interdisciplinar e o exercício do trabalho compartilhado.

Ações Coletivas de Promoção da Saúde

UNIDADE 6 - Grupalidade
Introdução a Teorias e Técnicas para manejo de grupos. Trabalho em Equipe. Processos Grupais. Abordagem Familiar.
UNIDADE 7 - O Apoio / NASF como articulador de redes
Desafios da construção da Rede de Atenção a Saúde. Rede Social de Apoio.  Identificação dos pontos de atenção locorregionais e diagnóstico dos programas intersetoriais do municipio.
UNIDADE 8 Promoção do Autocuidado Apoiado: Saúde-se
Saúde na contemporaneidade; medicalização da vida na APS, prevenção quaternária, relações de poder nas práticas clínicas individuais e coletivas, autonomia e autocuidado.  Tecnologias de Apoio a Mudanças no Estilo de Vida (MEV).

Projeto de Intervenção

O Projeto de Intervenção (PI) será desenvolvido como disciplina ao longo de todo o curso, ao final, ele se constituirá o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). O PI é um trabalho eminentemente prático, realizado individualmente, porém com o envolvimento da Equipe de Saúde da Família (EqSF) e outros atores que atuam no território, não somente na construção, como na implantação do mesmo. O PI é elaborado com base na metodologia da pesquisa-ação que deve ser desenvolvida no território, visando à transformação das práticas de trabalho e da própria realidade deste território.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias